segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Melhor Jardim Público – MARVÃO a Concurso



A Vila de Marvão destaca-se de modo singular das demais povoações do território. Encontra-se implantada no topo da Serra do Sapoio a uma cota que oscila entre os 800 e 860 metros, numa plataforma totalmente emoldurada por muralhas.
A singularidade do sítio, desabrigado, ermo, sem terra para amanhar, explica que o seu povoamento fosse necessariamente forçado. A vila nasceu e cresceu à sombra do Castelo, começando por albergar os cavaleiros e seus servos, os soldados, os canteiros, os artífices e todos aqueles que voluntária ou involuntariamente, no decorrer dos tempos, ajudaram a defender ou procuraram abrigo dentro da cerca medieval.
O crescimento urbano acompanhou o crescimento demográfico que teve a sua expressão máxima no século XVI. A ocupação construída começou por envolver o arruamento principal à data, o qual unia, a meia encosta, de modo mais suave e curto, a distância entre a porta principal ( Portas da Vila) e o Castelo. É neste percurso que aparecem, simultaneamente, algumas das construções mais eruditas, mais arcaicas e de maior porte. Subindo a Rua das Potas da Vila, abre-se o Largo do Pelourinho, a enquadrar o edifício dos antigos Paços de Concelho (séc. XVI) - com a Cadeia no primeiro piso e o Tribunal nas traseiras - ladeado pela Torre do Relógio e por uma torrinha sineira adossada à fachada poente.

Vote na eleição para os melhores espaços verdes públicos em

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ciclo de Cinema MARUAM 09




O Quê:
III Sessão - " Adeus Lenine"

Quando:
10 Janeiro 2009 (Sábado) 21h30

Onde:
Sede Maruam


Adeus Lenine!

Na Alemanha de Leste de finais dos anos 80 do século passado, Christiane, mãe de Alex, é uma mulher que dedica toda a sua energia a ajudar os outros no intuito de tornar a sociedade comunista em que vive o mais perfeita possível. Contudo, o seu coração é muito débil e esta fervorosa militante comunista entra em coma pouco tempo antes dos vertiginosos acontecimentos que mudaram para sempre a história da Alemanha e da Europa.
Quando meses depois, inesperadamente, Christiane acorda, o muro de Berlim já não existe, a Alemanha foi unificada e o comunismo foi derrotado pelo capitalismo. Esta realidade pode ser fatal para o seu fraco coração, por isso Alex, faz tudo o que pode para evitar que a mãe descubra o que se passa e recria no seu apartamento um mundo que deixou de existir…
Realizado por Wolfgang Becker e com as magníficas interpretações de Daniel Brühl como Alex e de Katrin Sass como Christiane, Adeus Lenine! é uma história comovente mas cheia de humor sobre a força do Amor de um filho lutando pela vida da sua mãe. A não perder!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Presépio Vivo 2008 - Reportagem RTP

Presépio Vivo 2008: O que se disse...

Marvanenses,

Em com muito orgulho que a Maruam vos preparou esta Recordação do nosso Presépio Vivo 08.
Mais que uma tradição renascida, é hoje uma referência do Alentejo nesta quadra natalícia.

Aos nossos sócios, à população de Marvão, aos parceiros de iniciativa, aos participantes na Representação e a todos aqueles que nos visitaram,
UM MUITO OBRIGADO DA MARUAM.

Parceiros: Município de Marvão, Freguesia de Marvão, Freguesia de Beirã, Freguesia de S. Salvador de Aramenha, Freguesia de Santo António das Areias, DELTA - CAFÉS, Caixa Geral de Depósitos, Albergaria D. Manuel, Restaurante Casa do Povo, Restaurante Varanda do Alentejo, Pensão D.Dinis, Artesanato: Poial da Artesã - Marvão.

Jornal "Correio da Manhã"


Jornal "Fonte Nova"
Jornal "Alto Alentejo"

A Direcção

domingo, 4 de janeiro de 2009

Convocatória da Reunião de Assembleia Geral



Eu, Fernando José Machado Gomes, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Maruam – Associação de Jovens, ao abrigo dos Estatutos e do n.º 10 do Artigo 20º do Regulamento Geral Interno, convoco todos os associados a estarem presentes na reunião da Assembleia Geral, a realizar no dia 11 de Janeiro de 2009, pelas 17h00, na sua sede, com a seguinte ordem de trabalhos:

Primeiro: Aprovação do Plano de Actividades para 2009
a) Ratificação do PAAJ

Segundo: Situação actual da Direcção
a) Demissão – Tiago Pereira
b) Eleição novo Vogal

Terceiro: Marcação das Eleições – Abril de 2009
a) Calendário Eleitoral

Quarto: Outros Assuntos

Se à hora marcada não estiverem presentes a maioria dos sócios, no pleno uso dos seus direitos, a Mesa da Assembléia Geral marcará a reunião para 30 minutos depois, com qualquer número de associados.


Marvão, 01 de Janeiro de 2009

O Presidente da Mesa da Assembléia Geral

Fernando José Machado Gomes